CULTURA OU CULTURAS? CONCEPÇÕES DE CULTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DE CUCHE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.14829Palavras-chave:
Educação Física escolar. Cultura corporal. Epistemologia.Resumo
Objetivando analisar e relacionar algumas obras da área da Educação Física, de acordo com as acepções de cultura especificadas por Cuche (2002), este trabalho pretendeu assinalar sob quais perspectivas estes referenciais estão ensejados e quais são as concepções de cultura corporal presentes em cada um. Embora muitas vezes as definições não sejam evidenciadas claramente, foi possível constatar tendências de aproximação a uma ou outra concepção de cultura, sendo ora compreendida na sua forma particularista, ora na sua forma universalista. Além disso, notou-se que estas definições não se opõem, mas se complementam, possibilitando à Educação Física compreender que ambos os sentidos contribuem para a ampliação do conhecimento sobre a cultura corporal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).