ATIVIDADE FÍSICA DESEMPENHADA POR TRABALHADORES BRASILEIROS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.13931Palavras-chave:
Atividade motora, Trabalhadores, Brasil.Resumo
Estudo bibliográfico que objetivou revisar estudos na área de atividade física com trabalhadores brasileiros em bases de dados eletrônicas como a Medline, Lilacs e Scielo. Utilizaram-se os seguintes termos em português/inglês: atividade física/physical activity, atividade motora/motor activity, exercício físico/physical exercise combinados com o termo trabalhador/worker. No período entre 2000 e 2010. Nesta primeira etapa encontrou-se 303 estudos. O processo de seleção dos estudos abrangeu a leitura dos títulos, resumos e texto completo. Após esta etapa, 27 estudos cumpriram os critérios de inclusão da revisão. Há uma grande variabilidade metodológica nos estudos nacionais. No entanto, não existe uma homogeneidade no delineamento, sendo necessários estudos longitudinais na área.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).