O ESTADO DA ARTE EM POLÍTICAS SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER NO BRASIL (2000-2009)

Autores

  • Suélen Barboza Eiras de Castro Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Neuza Rosa Nery de Lima Moro Professora do setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Liliane Roberta Tsumanuma da Silveira Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Fernando Marinho Mezzadri Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.13823

Palavras-chave:

Política social, Esporte, Lazer

Resumo

Este trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento das teses, dissertações e artigos disponibilizados on-line que abordam políticas sociais de esporte e lazer no período de 2000 a 2009. Ao todo foram selecionados 32 trabalhos. Pode-se concluir que, apesar de existir um aumento no número de estudos que abordam a temática de políticas sociais de esporte e lazer, percebe-se que esta temática não tem sido uma constante nas produções científicas. Há uma predominância de trabalhos de natureza qualitativa e a inexistência de trabalhos de natureza quantitativa. O lazer tem sido o principal objeto de estudo nos trabalhos sobre as políticas sociais. Outra conclusão foi que a maior parte dos trabalhos ao problematizar as políticas sociais de esporte e lazer, investiga tais ações a partir da análise de sua gestão e/ou organização e/ou estrutura.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suélen Barboza Eiras de Castro, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2007). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (2011).

Neuza Rosa Nery de Lima Moro, Professora do setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997). Doutoranda do Programa de Pós Graduação do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

Liliane Roberta Tsumanuma da Silveira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Positivo (2008); Mestranda em História e Sociologia do Esporte pelo departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (2011). Bolsista Reuni.

Fernando Marinho Mezzadri, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Professor adjunto do departamento de Educação Física da Universaidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

CASTRO, S. B. E. de; MORO, N. R. N. de L.; DA SILVEIRA, L. R. T.; MEZZADRI, F. M. O ESTADO DA ARTE EM POLÍTICAS SOCIAIS DE ESPORTE E LAZER NO BRASIL (2000-2009). Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.13823. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13823. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão