MANIFESTAÇÕES ESPORTIVAS E FESTIVAS NAS ESCOLAS DO CAMPO E DA CIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.13816Palavras-chave:
Escola, Esporte, LazerResumo
Este trabalho trata das manifestações de esporte e lazer desenvolvidas nas instituições escolares dos municípios da Região Central do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi realizada segundo um conjunto de recursos metodológicos tais como roteiros para buscas nos sites, nos documentos oficiais e na mídia impressa, mais formulários e entrevistas. O ambiente investigado circunscreve vinte e nove escolas de quatorze municípios. O conjunto das manifestações levantadas está categorizado em eventos esportivos e eventos festivos. Os resultados da pesquisa identificam que as escolas da região estudada tanto participam de eventos esportivos com enfoque nas regras institucionalizadas, principalmente os JERGS, quanto criam e recriam manifestações festivas ligadas à cultura local.
Palavras-chave: Contexto Escolar; Esporte; Lazer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).