TRANSFORMAÇÕES DO ESPORTE: Estética e regime de visibilidade (pós)moderno.

Autores

  • Allyson Carvalho Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i3.13687

Palavras-chave:

Esporte, História, Estética

Resumo

O texto propõe refletir sobre as transformações do esporte a partir da comparação entre manifestações deste na modernidade e no período contemporâneo. Utilizando-se de referências imagéticas variadas o texto delineia características analógicas para o debate e aponta as formas de apropriação da conjuntura moderna e pós-moderna pelo esporte, apontando para um ampliação progressiva do conceito. As reflexões presentes neste artigo apontam para as mutações estéticas do esporte imerso na cultura contemporânea que, mesmo não negando suas raízes modernas, relativizam a compreensão de esporte moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Tem Especialização em "Corpo e Cultura de Movimento" (2005) e Mestrado em Educação (2006), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e Doutorado em Comunicação (2012) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Sua experiência pedagógica é na área de Educação Física escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, esporte, mídia, estética e educação.

Downloads

Publicado

2012-09-24

Como Citar

ARAÚJO, A. C. TRANSFORMAÇÕES DO ESPORTE: Estética e regime de visibilidade (pós)moderno. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 3, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i3.13687. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13687. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Ensaios