ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA

Autores

  • Valmor Ramos Universidade do Estado de Santa Cantarina-UDESC
  • Rudney da Silva Universidade do Estado de Santa Cantarina-UDESC
  • Vinicius Zeilmann Brasil Universidade do Estado de Santa Cantarina-UDESC
  • Carla Regiane Vargas Universidade do Estado de Santa Cantarina-UDESC
  • Paulo José Barbosa Gutierres Filho Universidade do Estado de Santa Cantarina-UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v14i3.13584

Palavras-chave:

Pensamento do professor, Formação profissional, Educação Física, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese sobre o contexto das investigações a respeito do pensamento do professor e a proposta conceitual relativa ao Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK - pedagogical content knowledge) com implicações na formação do professor. Considerando as alterações curriculares nos cursos de graduação em Educação Física e estruturais na sociedade, percebe-se a demanda de possibilidades de abordagens de investigação para que se possa estabelecer itinerários mais robustos e confiáveis para a formação destes professores.

Palavras-chave:Pensamento do professor; Formação profissional; Educação Física; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Cantarina-UDESC

Professor do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da UDESC. Doutorado em Educação Física na área da Pedagogia do Esporte.

http://lattes.cnpq.br/5224924080488783

 

Rudney da Silva, Universidade do Estado de Santa Cantarina-UDESC

Professor do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da UDESC. Doutorado em Engenharia de Produção.

http://lattes.cnpq.br/3052547005851342

 

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade do Estado de Santa Cantarina-UDESC

Professor do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da UDESC. Licenciado em Educação Física.

http://lattes.cnpq.br/7488411738269363

 

Carla Regiane Vargas, Universidade do Estado de Santa Cantarina-UDESC

Professora do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da UDESC. Especialização em Educação Especial e Práticas Inclusivas.

http://lattes.cnpq.br/5863061719949376

 

Paulo José Barbosa Gutierres Filho, Universidade do Estado de Santa Cantarina-UDESC

Professor do Laboratório de Pedagogia do Esporte e da Educação Física-LAPEF, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da UDESC, Mestre em Ciências do Movimento Humano.

http://lattes.cnpq.br/0607321239794933

 

Downloads

Publicado

2011-12-26

Como Citar

RAMOS, V.; DA SILVA, R.; BRASIL, V. Z.; VARGAS, C. R.; GUTIERRES FILHO, P. J. B. ESTUDOS SOBRE O PENSAMENTO DO PROFESSOR E A EDUCAÇAO FÍSICA: UMA ANALISE SINÓPTICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, 2011. DOI: 10.5216/rpp.v14i3.13584. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/13584. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão