COMPETIÇÕES DE CAPOEIRA: APONTAMENTOS PRELIMINARES SOBRE OS JOGOS REGIONAIS REALIZADOS PELA FECAESP E PELA ABADÁ-CAPOEIRA NO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.13351Palavras-chave:
Capoeira, Competições, Educação FísicaResumo
Este trabalho aborda a faceta esportiva da Capoeira, em particular os “Jogos Competitivos de Capoeira”, promovidos pela Federação de Capoeira do Estado de São Paulo e pela Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira, em nível regional. Optamos por analisar os eventos organizados pelas referidas instituições por possuírem regulamento próprio e calendário regular de competições. Esta análise inicia-se por meio de uma revisão da literatura e complementa-se a partir de um estudo de campo que incluiu entrevistas aos mestres dessas instituições e o registro em diário de campo de uma competição promovida por cada uma delas. Os resultados revelam as principais características da estrutura competitiva desses campeonatos, bem como algumas diferenças, no que tange à divulgação dos resultados, organização das categorias e chaves, premiação, entre outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).