INSATISFAÇÃO CORPORAL, GRAU DE COMPROMETIMENTO PSICOLÓGICO AO EXERCÍCIO E CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DE ATLETAS ADOLESCENTES COMPETITIVOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.13260Palavras-chave:
Imagem Corporal, Atletas, AntropometriaResumo
O objetivo do estudo foi avaliar a insatisfação corporal de atletas de natação e futsal e relacioná-la com variáveis antropométricas e o grau de dedicação psicológica ao exercício. Foram avaliados 58 atletas do sexo masculino. Aplicaram-se o Body Shape Questionnaire (BSQ) e a Escala de Dedicação ao Exercício (EDE) com intuito de verificar a insatisfação corporal e o grau de dedicação psicológica ao exercício, respectivamente. Utilizou-se o software SPSS 17.0 aplicando-se os testes estatísticos Kolmogorov Smirnov, correlação de Pearson e Qui-quadrado. Houve diferença significativa (p< 0,05) de insatisfação corporal entre atletas de futsal e nadadores, o que não identificou-se para as pontuações da EDE. Somente no grupo natação encontrou-se associação significativa (x2 = 12,5; p<0,05) entre o estado nutricional e a insatisfação corporal. Concluiu-se que atletas de natação são mais insatisfeitos com seus corpos em relação aos de futsal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).