O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO FÍSICA NA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO: UMA PERSPECTIVA INTERATIVA PRÁXICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v16i1.13003Palavras-chave:
currículo, críticoResumo
Este texto é parte de uma dissertação de mestrado do programa associado de pós-graduação da Universidade de Pernambuco UPE e a Universidade Federal da Paraíba UFPB. Temos como objetivo apresentar o currículo numa perspectiva interativa práxica. Metodologicamente, foi elaborado através de uma pesquisa qualitativa, nos subsidiando da hermenêutica dialética, da entrevista semi estruturada e da análise de conteúdo categorial por temática. Como conclusão, temos que a literatura estudada aponta para uma perspectiva crítica do currículo, superando a visão positivista, que tem a construção curricular realizada em gabinetes apenas por especialistas. Um currículo numa visão interativa práxica, construída numa relação entre teoria e prática e com a participação de vários atores sociais. As entrevistas revelaram o currículo como à vida na escola, a dinâmica curricular, o currículo refletido cotidianamente a partir da participação efetiva do professor na construção curricular.
PALAVRAS-CHAVE: Currículo; Educação Física e Treinamento
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).