OCORRÊNCIA DE BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Daiane Lopes Bomfim Universidade Católica de Brasília
  • Carmen Sílvia Grubert Campbell Universidade Católica de Brasília
  • José Fernando Vila Nova de Moraes Universidade Católica de Brasília
  • Artur Martins Franco Universidade Católica de Brasília
  • Verusca Najara de Carvalho Cunha Universidade Católica de Brasília
  • Nanci Maria de França Universidade Católica de Brasília
  • Sandra Mara Bessa Ferreira Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.12520

Palavras-chave:

bullying, educação física escolar, violência na escola.

Resumo

Introdução: o bullying representa o uso da superioridade física, intelectual ou financeira para humilhar, ridicularizar ou violentar, por meio de atitudes agressivas, outra pessoa.

 

Objetivo: investigar a existência e sob que forma o bullying ocorre nas aulas de educação física em uma escola do Distrito Federal.

 

Metodologia: participaram do estudo 140 alunos (79 meninos e 61 meninas) da 7ª e 8ª séries do ensino fundamental de uma escola da cidade do Guará – DF. Os participantes responderam a um questionário a respeito da ocorrência de maus tratos nas aulas de educação física.

 

Resultados: Aproximadamente 28% dos alunos já se sentiram maltratados por colegas. Destes, 5,8% se defenderam, 4,1% imploraram para que os maus tratos fossem interrompidos, 2,9% choraram, 2,1% pediram ajuda a um adulto e 11,7% ignoraram os maus tratos. Além disso, 15,8% dos alunos maltratados contaram o ocorrido à outra pessoa e 12,2% não revelaram o episódio a ninguém. Em relação aos colegas das vítimas, 40,2% se solidarizaram, 16,0% tiveram medo que o fato ocorresse com ele próprio, 8,1% fingiram não ver o acontecido, 7,0% não sentiram nada e 1,6% se sentiram bem com o ocorrido. No que se refere à prática do bullying, 30,4% não sabem por que os colegas maltratam outros, 19,5% já ajudaram outros colegas com os maus tratos e 18,5% dos que já praticaram estes maus tratos agiram com ajuda de até oito amigos.

 

Conclusão: o bullying esteve presente nas aulas de educação física dos alunos da escola em questão.

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Biografia do Autor

Daiane Lopes Bomfim, Universidade Católica de Brasília

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília.

Carmen Sílvia Grubert Campbell, Universidade Católica de Brasília

Doutora; Professora do programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília.

José Fernando Vila Nova de Moraes, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília e Professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Artur Martins Franco, Universidade Católica de Brasília

Graduada em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília.

Verusca Najara de Carvalho Cunha, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília.

Nanci Maria de França, Universidade Católica de Brasília

Doutora; Professora do programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Católica de Brasília

Sandra Mara Bessa Ferreira, Universidade Católica de Brasília

Professora do curso de pedagogia da Universidade Católica de Brasília.

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Publicado

2012-06-06

Como Citar

BOMFIM, D. L.; CAMPBELL, C. S. G.; DE MORAES, J. F. V. N.; FRANCO, A. M.; CUNHA, V. N. de C.; DE FRANÇA, N. M.; FERREIRA, S. M. B. OCORRÊNCIA DE BULLYING NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.12520. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12520. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais