QUALIDADE DE VIDA, AUTO ESTIMA E AUTO IMAGEM DE JAPONESES DO BRASIL E DO JAPÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.12368Palavras-chave:
Japoneses, Qualidade de Vida, Imagem Corporal, Auto imagem.Resumo
OBJETIVO: Analisar e comparar a qualidade de vida (QV), auto estima e auto imagem de descendentes japoneses de Santa Catarina (SC) e de Yamanashi. MÉTODOS: Uma amostra de 118 descendentes com média de idade de 35,0±15,6 anos, a maioria (65,2%) residentes em SC (Brasil). RESULTADOS: Os sujeitos vivem sozinhos, tem trabalho remunerado e curso superior incompleto. A QV foi considerada de boa a muito boa (56-72%), os descendentes de SC obtiveram escores superiores, com diferença significativa no domínio psicológico (p=0,050). A auto estima, auto imagem obtiveram conceito baixo. Além disso, não possuem o hábito de praticar atividade física (AF) regular. CONCLUSÃO: A auto estima e auto imagem foram consideradas baixas, a QV boa, não diferindo entre os grupos de uma forma geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).