ATIVIDADE FÍSICA HABITUAL E CAPACIDADE FUNCIONAL PERCEBIDA DE IDOSAS DO SUL DO BRASIL.
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.12314Palavras-chave:
Atividade motora. Idoso. Centros de Convivência e Lazer.Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar a associação entre o nível de atividade física habitual e a capacidade funcional percebida, de idosas participantes de grupos de convivência. A amostra foi constituída por 92 mulheres com idade entre 60 e 98 anos (Média: 68,1 ±7,0 anos), participantes de um grupo convivência de idosos de um Município da região Sul do Brasil. Para coleta de dados foi utilizada uma entrevista. Testou-se a associação entre as variáveis através do teste qui- quadrado. Verificou-se associação entre o nível de atividade física habitual e capacidade funcional relatada (Qui-Quadrado= 18,9; p<0,001). A partir deste contexto destaca-se a importância de se manter uma prática regular de atividades físicas, para a manutenção da saúde e de uma boa capacidade funcional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).