PROGRAMAS DE ATIVIDADE FÍSICA PARA IDOSOS: APONTAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v14i1.12152Palavras-chave:
Atividade física, Educação Física, Idosos, Programas.Resumo
O trabalho teve por objetivo identificar aspectos teóricos e metodológicos que possam contribuir para o avanço do conhecimento da área do envelhecimento, velhice e atividade física e oferecer subsídios para profissionais que trabalham nesse campo. Ao examinamos a bibliografia que vem dando suporte à Educação Física para idosos, levantamos dados teóricos e metodológicos que caracterizam três perspectivas que viemos a chamar de “tradicional”, “assistencialista” e “sócio-educativa”. Por considerarmos esta última perspectiva mais adequada às demandas dos idosos, discorremos mais detalhadamente sobre a mesma e apresentamos alguns exemplos de programas que se pautam em seus princípios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).