PEDAGOGIA DO ESPORTE E OBESIDADE: PERSPECTIVAS PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL A PARTIR DA ADEQUADA INICIAÇÃO ESPORTIVA NA INFÂNCIA

Autores

  • Larissa Rafaela Galatti GEPESP-FEF-UNICAMP; Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Faculdade Adventista de Hortolândia (curso de Educação Física)
  • Roberto R Paes
  • Antonio Montero Seoane

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.12060

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte. Saúde Pública. Obesidade. Infância..

Resumo

Pedagogia do Esporte e Obesidade: perspectivas para um estilo de vida saudável a partir da adequada iniciação esportiva na infância.

Resumo:

O esporte é um dos maiores fenômenos sócio-culturais mundiais da contemporaneidade. A obesidade e sobrepeso são tratados, neste início de século, também com um fenômeno alcance mundial, alcançando índices de epidemia. Neste estudo de revisão bibliográfica, alertamos para o tratamento inadequado do esporte da infância, o que pode ser fator de distanciamento entre o indivíduo e um estilo de vida ativo. Por outro lado, sinalizamos para a articulação de adequados programas de esporte desde a infância como um fator que pode contribuir para um estilo de vida mais saudável e ativo, sendo fator contribuinte no controle do problema da obesidade ao longo da vida.

Palavras Chave: Pedagogia do Esporte. Saúde Pública. Obesidade. Infância.

Sport and Obesity: relations for a health lifetime since children sport initiation.

Abstract

Sport is one of the most important socio-cultural phenomena of the contemporary world. Obesity and overweight are, in a similar way, treated also like a worldwide phenomenon, reaching epidemic levels. In this study, we point out the inadequate treatment of the sport during childhood, which may be a factor of distance between people and an active lifestyle. Furthermore, we pointed to the articulation of appropriate sports programs from infancy as a factor that may contribute to a lifestyle more healthy and active throughout life, being a controlling factor of the problem of obesity.

Key Words: Sport Pedagogy. Public Health. Obesity. Sport Iniciation.

Deporte y Obesidad: perspectivas para um estilo de vida saludable a partir de la adecuada iniciación deportiva.

Resumen

El deporte es uno de los más grandes fenómenos de la contemporaneidad en todo el mundo. La obesidad y el sobrepeso, de manera similar, son por su vez también un fenómeno mundial, presentando el status de epidemia. En este estúdio presentamos el tratamiento equivocado de la iniciación deportiva infantil como um fator que puede mantener los niños alejos a um estilo de vida más activo. De otra manera, señalamos la oferta adecuada de programas deportivos en la infancia como un fator fortalecedor de un estilo de vida saludable por toda la vida, constituyendo um elemento de controle de la obesidad y el sobrepeso.

Palabras-clave: Pedagogia del Deporte; salud pública; obesidad; iniciación deportiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Rafaela Galatti, GEPESP-FEF-UNICAMP; Universidade Nove de Julho (UNINOVE); Faculdade Adventista de Hortolândia (curso de Educação Física)

Doutora em Educação Física pela FEF-Unicamp

Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte - Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (GEPESP - FEF/UNICAMP)

Doutoranda em Ciências do Esporte e Educação Física pela Universidade da Coruña.

Docente da UNINOVE e Faculdade Adventista de Hortolândia.

http://lattes.cnpq.br/3409947437523352

Roberto R Paes

Prof. Livre Docente da FEF-UNICAMP

Pesquisador Chefe do GEPESP-FEF-UNICAMP

http://lattes.cnpq.br/8646834864326813

Antonio Montero Seoane

Prof.Dr. da Universidade da Coruña

Pesquisador do GEPESP-FEF-UNICAMP

Downloads

Publicado

2012-06-06

Como Citar

GALATTI, L. R.; PAES, R. R.; SEOANE, A. M. PEDAGOGIA DO ESPORTE E OBESIDADE: PERSPECTIVAS PARA UM ESTILO DE VIDA SAUDÁVEL A PARTIR DA ADEQUADA INICIAÇÃO ESPORTIVA NA INFÂNCIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 15, n. 2, 2012. DOI: 10.5216/rpp.v15i2.12060. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/12060. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Ensaios