CORPO, ESTÉTICA, DANÇA POPULAR: SITUANDO O BUMBA-MEU-BOI
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.116Resumo
Este artigo propõe refletir os conceitos Corpo e Estética, situando-os no cenário das danças populares, especificamente o bumba-meu-boi do Maranhão. Entre tantas leituras possíveis dos textos inscritos no corpo e em diversas situações, nas quais poderíamos situar essa manifestação da cultura sob vários enfoques, a saber: folclórico, histórico, antropológico e outros, para serem lidos, interpretados, compreendidos e atualizados, situamos nossos estudos na condição de fenômeno estético. Para tanto, temos, como interlocução principal, os estudos fenomenológicos sobre o corpo em Maurice Merleau-Ponty. PALAVRAS-CHAVES: corpo – estética – bumba-meu-boi – fenomenologiaDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).