PERCEPÇÕES SOBRE O CORPO FEMINO: UM ESTUDO COM AS SUBJETIVIDADES DAS ACADÊMICAS DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Emilia Devantel Hercules
  • Marcelo Moraes E Silva

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.114

Resumo

O presente estudo busca analisar como as imagens utilizadas nos meios de comunicação influenciam a construção das subjetividades. Para realização desta pesquisa foram entrevistadas 25 universitárias, de 19 a 24 anos, e utilizadas nove fotos de mulheres evidenciadas na mídia, todas atrizes, modelos e dançarinas. Entre os resultados, o dado que mais chamou a atenção foi a presença, na linguagem das universitárias, de um discurso sobre a “moral”, os “bons costumes” e a exploração do corpo como objeto de consumo. Apesar da consciência dos discursos, as acadêmicas deixaram transparecer que são ávidas consumidoras desses modelos corporais. PALAVRAS-CHAVE: corpo feminino – subjetividades – discursos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-11-15

Como Citar

DEVANTEL HERCULES, E.; E SILVA, M. M. PERCEPÇÕES SOBRE O CORPO FEMINO: UM ESTUDO COM AS SUBJETIVIDADES DAS ACADÊMICAS DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n. 2, p. 197–214, 2006. DOI: 10.5216/rpp.v8i2.114. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/114. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais