PERCEPÇÕES SOBRE O CORPO FEMINO: UM ESTUDO COM AS SUBJETIVIDADES DAS ACADÊMICAS DE UM CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/rpp.v8i2.114Resumo
O presente estudo busca analisar como as imagens utilizadas nos meios de comunicação influenciam a construção das subjetividades. Para realização desta pesquisa foram entrevistadas 25 universitárias, de 19 a 24 anos, e utilizadas nove fotos de mulheres evidenciadas na mídia, todas atrizes, modelos e dançarinas. Entre os resultados, o dado que mais chamou a atenção foi a presença, na linguagem das universitárias, de um discurso sobre a “moral”, os “bons costumes” e a exploração do corpo como objeto de consumo. Apesar da consciência dos discursos, as acadêmicas deixaram transparecer que são ávidas consumidoras desses modelos corporais. PALAVRAS-CHAVE: corpo feminino – subjetividades – discursosDownloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento online e gratuito do texto com o devido reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).