RISCO E AVENTURA POR ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS: O PERFIL DO INSTRUTOR DE ESPORTE DE AVENTURA

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade de Trás-os-Montes e Alto D'ouro
  • Guilherme Tucher Fundação Universitária de Itaperuna

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v13i3.10703

Palavras-chave:

Esporte de aventura, instrutores, risco

Resumo

O presente estudo buscou analisar o perfil dos instrutores de esporte de aventura no estado de Minas Gerais. Realizou-se um estudo descritivo exploratório com um grupo amostral composto por 121 instrutores atuantes em diferentes modalidades de esporte de aventura no Estado de Minas Gerais. Verificou-se que a categoria desses profissionais se apresenta a partir de indivíduos com formações diversificadas (nível médio, graduação em Educação Física e em outras áreas do ensino superior). Esses profissionais mobilizam os saberes necessários à atuação do instrutor de esporte de aventura de formas variadas como vivências práticas em uma ou mais modalidades e compartilhamento de informações entre amigos de profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade de Trás-os-Montes e Alto D'ouro

Possui graduação em Educação Fisica (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa. Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa. Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os -Montes e Alto Douro em Portugal. Coordena o NUPAF'S - Núcleo de Pesquisas em Atividade Física e Saúde .

Guilherme Tucher, Fundação Universitária de Itaperuna

Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2008). Após o término da graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação Universitária de Itaperuna (2003), concluiu a Especializacão em Natação e Atividades Aquáticas (2005) e em Treinamento Desportivo (2006), ambos pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professor e coordenador do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Faculdade de Minas (FAMINAS), membro da Equipe Multidisciplinar de Polo Aquático da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e técnico de Natação do Botafogo de Futebol e Regatas (polo Itaperuna). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em treinamento desportivo, natação e atividades aquáticas, iniciação científica e pesquisa.

Downloads

Publicado

2010-12-21

Como Citar

PAIXÃO, J. A.; TUCHER, G. RISCO E AVENTURA POR ENTRE AS MONTANHAS DE MINAS: O PERFIL DO INSTRUTOR DE ESPORTE DE AVENTURA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 13, n. 3, 2010. DOI: 10.5216/rpp.v13i3.10703. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/10703. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais