O despertar da fênix: a educação escolar como espaço de afirmação da identidade étnica Kinikinau em Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v6i2.914Resumo
No presente artigo abordamos, fazendo uso de documentação escrita e oral, questões ligadas à identificação dos Kinikinau em Mato Grosso do Sul. Por meio de aspectos relativos ao reconhecimento oficial da etnia, à luta por visibilidade e retorno ao território tradicional, assinalamos a educação escolar como um dos espaços estratégicos utilizados por esses índios para a afirmação da identidade étnica do grupo. Ao distinguilos dos Terena, com quem foram confundidos ao longo do século XX, analisamos a particular trajetória histórica de indígenas que já foram considerados extintos. Dessa forma, apropriamo-nos de alguns conceitos pertinentes à história indígena e à geografia cultural e elaboramos um breve estudo acerca da etnogênese Kinikinau. Palavras-chave: educação escolar; identidade étnica; Índios Kinikinau.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2007-12-05
Como Citar
DA SILVA, G. J.; DE SOUZA, J. L. O despertar da fênix: a educação escolar como espaço de afirmação da identidade étnica Kinikinau em Mato Grosso do Sul. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 6, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v6i2.914. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/914. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).