O despertar da fênix: a educação escolar como espaço de afirmação da identidade étnica Kinikinau em Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v6i2.914Abstract
No presente artigo abordamos, fazendo uso de documentação escrita e oral, questões ligadas à identificação dos Kinikinau em Mato Grosso do Sul. Por meio de aspectos relativos ao reconhecimento oficial da etnia, à luta por visibilidade e retorno ao território tradicional, assinalamos a educação escolar como um dos espaços estratégicos utilizados por esses índios para a afirmação da identidade étnica do grupo. Ao distinguilos dos Terena, com quem foram confundidos ao longo do século XX, analisamos a particular trajetória histórica de indígenas que já foram considerados extintos. Dessa forma, apropriamo-nos de alguns conceitos pertinentes à história indígena e à geografia cultural e elaboramos um breve estudo acerca da etnogênese Kinikinau. Palavras-chave: educação escolar; identidade étnica; Índios Kinikinau.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2007-12-05
How to Cite
DA SILVA, G. J.; DE SOUZA, J. L. O despertar da fênix: a educação escolar como espaço de afirmação da identidade étnica Kinikinau em Mato Grosso do Sul. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 6, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v6i2.914. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/914. Acesso em: 23 nov. 2024.
Issue
Section
Thematic Dossier
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring productive change as well as increases the impact and the citation of the published work (see O Efeito do Acesso Livre).