Race and gender intersections: the struggle for including the African diasporic perspective in the educational system in Brazil

Autores

  • ANDREIA LISBOA DE SOUSA University of Texas

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v12i2.9103

Palavras-chave:

diáspora africana, educação e relações raciais, gênero, política curricular e desigualdade

Resumo

Este artigo está centrado nos desafios da diáspora africana no Brasil no campo educacional. O estudo pretende oferecer um panorama histórico sobre o contexto da lei 10639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais relacionadas ao ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Subsequentemente, as relações raciais e de gênero serão tratadas nesse contexto, enfatizando a predominância de uma perspectiva ainda centrada numa visão sexista (masculinizadora) no âmbito educacional. O artigo também enfatizará o papel desenvolvido pelo movimento afro-diásporico no desenvolvimento das políticas curriculares no Brasil no que diz respeito às desigualdades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANDREIA LISBOA DE SOUSA, University of Texas

PhD candidate in Education (University of Texas, Austin)

Downloads

Publicado

2010-03-18

Como Citar

SOUSA, A. L. D. Race and gender intersections: the struggle for including the African diasporic perspective in the educational system in Brazil. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 289–300, 2010. DOI: 10.5216/sec.v12i2.9103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/9103. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê