Música e cidade: políticas culturais em dez capitais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v28.80478Resumo
Com base na reflexão sobre como as decisões de gestores urbanos podem influenciar o futuro da música nas cidades, esta pesquisa investigou a presença da música em políticas culturais municipais. A abordagem qualitativa propõe um quadro analítico para a avaliação dessas políticas, incorporando dimensões temporais e espaciais, e defende a consolidação de critérios claros para mensurar os valores da música ao vivo para as cidades, inspirados na ecologia da música. O recorte abrangeu as dez capitais brasileiras mais populosas e utilizou dados secundários. A pesquisa demonstra a viabilidade de introduzir novas variáveis na gestão cultural brasileira, permitindo avaliações que vão além dos valores econômicos e oferecendo novas possibilidades de categorização, considerando os perfis e as periodicidades das propostas. Os resultados indicam que as políticas culturais brasileiras apresentam lacunas e descontinuidades, mas que a participação local é crucial para a sustentabilidade dos projetos. A análise destaca cidades com maior volume de políticas e projetos específicos, cujos projetos evidenciam valores da ecologia da música. Sugere-se que pesquisas futuras aprimorem o método desenvolvido, que demonstrou boa capacidade de replicabilidade.
Palavras-chave: música; cidade; gestão; ecologia da música; iniciativas locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Sociedade e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
Esta revista está licenciada sob a licença 