O paradoxo da participação: uma análise da relação médico-paciente no mercado argentino de cirurgia estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v27.80244

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma análise sociológica da relação médico-paciente no mercado argentino de cirurgia estética, buscando mostrar como os cirurgiões plásticos atraem e gerenciam as demandas estéticas dos candidatos. O estudo se baseia em entrevistas em profundidade realizadas com cirurgiões plásticos e pacientes em 2018-2019 e na análise de algumas publicações médicas. Na primeira parte, examina a centralidade da construção de redes de recomendação na consolidação das carreiras médicas, cuja alimentação depende da obtenção de resultados satisfatórios. Na segunda seção, identifica os critérios utilizados pelos profissionais médicos para distinguir os “bons” dos “maus” candidatos. Por fim, explora as práticas utilizadas na sala de consulta para chegar a um consenso sobre o resultado em cirurgias de aumento de mama, mostrando que a participação do paciente é uma instância fundamental na imposição de autoridade especializada.

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Biografia do Autor

Joaquin Molina, Universidad Nacional de San Martín (UNSAM), San Martín, Argentina, joaquinmolina079@gmail.com

Doctor en Sociología por la Universidad Nacional de San Martín y la École des Hautes Études en Sciences Sociales. Docente de la Universidad de San Martín y la Universidad de Palermo de la Ciudad de Buenos Aires, Argentina.

 

 

Publicado

2024-12-06

Como Citar

MOLINA, J. O paradoxo da participação: uma análise da relação médico-paciente no mercado argentino de cirurgia estética. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 27, 2024. DOI: 10.5216/sec.v27.80244. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/80244. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres