Com meu filho não se mexe? Discursos sobre a autoridade de pais e mães no Chile
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v26.74664Resumo
Na atualidade, a autoridade paterna e materna é frequentemente considerada como um campo em disputa por diferentes atores políticos. À luz das recentes transformações socioculturais e jurídicas nas relações familiares, este artigo examina o significado da autoridade parental. Por meio de entrevistas em profundidade com membros de think tanks influentes no debate político chileno e representantes de diferentes posições ideológicas, serão analisados distintos pontos de vista sobre o conceito de autoridade parental, desde o seu significado e legitimidade, as transformações e tensões recentes que o envolvem, bem como o papel atribuído ao Estado nessa área. Os principais resultados permitem-nos concluir que os discursos políticos atuais, sobre diferentes formas, significam a expectativa de um exercício mais horizontal ou democrático da parentalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sociedade e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).