As derrotas de militantes negros nos processos eleitorais e os efeitos em novas mobilizações no campo político
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v26.74426Resumo
Buscando contribuir com o campo de estudos que analisa a relação entre movimentos sociais e Estado, este artigo tem como objetivo central trazer o conceito de narrativas da derrota para o centro da análise a fim de entender como as perdas eleitorais de militantes do movimento negro produziram efeitos nos movimentos sociais. Utilizamos entrevistas e/ou declarações feitas por quatro candidatos militantes nas páginas dos partidos, em sites dos principais jornais, em blogs e nas redes sociais que
se candidataram em, pelo menos, uma das quatro últimas eleições (2014, 2016, 2018 e 2020). Os resultados mostram que as perdas nas eleições foram frustrantes para cada um dos militantes e para os movimentos como um todo, mas produziram efeitos significativos na articulação de novas possibilidades de lutas e no impulsionamento de demandas para a reorganização das estratégias e das táticas utilizadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sociedade e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).