Análise do Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável: vínculos e reconhecimento

Autores

  • Tatiana Sampaio de Souza Ensino Superior Cenecista de Unaí

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v16i2.32192

Palavras-chave:

juventude, sociedade, políticas públicas, reconhecimento, vínculos.

Resumo

O artigo analisa a projeção de vínculos e esferas de reconhecimento na vida dos participantes do Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável (Protejo) no Brasil.A referida análise realiza-se a partir das teorias desenvolvidas por David Zimerman e Axel Honneth. Como procedimento metodológico foi empregada a realização de entrevistas semiestruturadas. Em conclusão, verificou-se que a formação de vínculos e esferas de reconhecimento na vida dos jovens ao longo de sua socialização influencia diretamente seus cotidianos e seus relacionamentos dentro e fora do projeto. Apesar de apresentar algumas falhas, no sentido de não preparar os jovens para o término e descontinuidade do projeto, o Protejo mostra-se como positivo na vida deles, por fortalecer a formação dos vínculos e esferas de reconhecimento investigados.

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Publicado

2014-10-09

Como Citar

DE SOUZA, T. S. Análise do Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável: vínculos e reconhecimento. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 16, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/sec.v16i2.32192. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/32192. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres