Crianças como agentes políticos: Táticas cotidianas de resistência em meninas chilenas de ambiente socioeconômico médio.

Autores

  • monica peña ochoa Facultad Psicologia Universidad Diego Portales
  • Paulina Chavez Ibarra Facultad Psicologia Universidad Diego Portales.Programa Protagonismo Infanto - Juvenil Facultad de Psicología Universidad Diego Portales, Santiago, Chile.
  • Ana Vergara Del Solar Facultad Psicologia Universidad Diego Portales.

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v17i2.29135

Palavras-chave:

crianças, agentes políticos, análise crítica do discurso, resistência, subalterno.

Resumo

A partir da pergunta sobre o que é para eles a infância ea idade adulta, um grupo de meninas diz aos pais e cenas do cotidiano com os colegas do sexo masculino que não pretende rejeitar ou transformar a ordem hegemônica segurando tais relações, mas que os coloca em um lugar da alteridade e confronto. Depois de uma breve discussão sobre a possibilidade de ação política das crianças, usamos o conceito de "resistência" à conta, por meio da metodologia de análise crítica do discurso, como as meninas, a partir de seu local de média subordinação relações desiguais, demonstrando a complexidade das práticas que, embora jogado alguns discursos disponíveis a respeito das crianças, também desnaturar lugares socialmente atribuídos aos filhos(as), mostrando que não há provas suficientes para assumir a ação política para resistir, embora sem sucesso, o outro cara para desenhar um rosto.

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Biografia do Autor

monica peña ochoa, Facultad Psicologia Universidad Diego Portales

Paulina Chavez Ibarra, Facultad Psicologia Universidad Diego Portales.Programa Protagonismo Infanto - Juvenil Facultad de Psicología Universidad Diego Portales, Santiago, Chile.

Psicóloga, Dra. (c) Psicología Universidad de Chile.Parte del Programa Protagonismo Infanto - Juvenil Facultad de Psicología Universidad Diego Portales, Santiago, Chile

Ana Vergara Del Solar, Facultad Psicologia Universidad Diego Portales.

Psicóloga, Dra. en Sociología Sheffield University, parte del Programa Protagonismo Infanto - Juvenil Facultad de Psicología Universidad Diego Portales, Santiago, Chile.

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Publicado

2015-10-26

Como Citar

PEÑA OCHOA, monica; CHAVEZ IBARRA, P.; VERGARA DEL SOLAR, A. Crianças como agentes políticos: Táticas cotidianas de resistência em meninas chilenas de ambiente socioeconômico médio. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 17, n. 2, 2015. DOI: 10.5216/sec.v17i2.29135. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/29135. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres