Crianças como agentes políticos: Táticas cotidianas de resistência em meninas chilenas de ambiente socioeconômico médio.
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v17i2.29135Keywords:
crianças, agentes políticos, análise crítica do discurso, resistência, subalterno.Abstract
A partir da pergunta sobre o que é para eles a infância ea idade adulta, um grupo de meninas diz aos pais e cenas do cotidiano com os colegas do sexo masculino que não pretende rejeitar ou transformar a ordem hegemônica segurando tais relações, mas que os coloca em um lugar da alteridade e confronto. Depois de uma breve discussão sobre a possibilidade de ação política das crianças, usamos o conceito de "resistência" à conta, por meio da metodologia de análise crítica do discurso, como as meninas, a partir de seu local de média subordinação relações desiguais, demonstrando a complexidade das práticas que, embora jogado alguns discursos disponíveis a respeito das crianças, também desnaturar lugares socialmente atribuídos aos filhos(as), mostrando que não há provas suficientes para assumir a ação política para resistir, embora sem sucesso, o outro cara para desenhar um rosto.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, the work being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are authorized to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and of the initial publication in this journal;
- Authors are allowed and encouraged to post and distribute their work online (eg, in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can bring productive change as well as increases the impact and the citation of the published work (see O Efeito do Acesso Livre).