Entre o popular e o erudito, "a civilização no Brasil começou pelos pés"

Autores/as

  • Vera Aragão de Souza Sanchez Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v13i2.13430

Palabras clave:

Ballet, carnaval, danças folclóricas, cultura, tradição inventada

Resumen

O senso comum considera o ballet uma arte importada, sem nada a ver com a nossa tradição cultural, enquanto o carnaval seria a nossa manifestação popular mais significativa. Com base nessa crença, este trabalho pretende mostrar que esses dois gêneros culturais, assim como algumas danças folclóricas brasileiras, partilham da mesma origem. Observamos como as composições coreográficas dos ballets podem apresentar elementos ditos populares, assim como, no carnaval, a sistematização coreográfica é cada vez mais praticada nas escolas de samba, campo no qual profissionais oriundos das artes chamadas de eruditas imprimem princípios acadêmicos à arte popular. Assim, tomamos como ponto de partida o conceito da “tradição inventada”, proposto por Eric Hobsbawm e Terence Ranger, para investigar de que forma ocorrem as (re)apropriações entre essas três expressões artísticas e como se dá a convivência entre a dança erudita e a dança popular nos dias de hoje.

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Publicado

2011-03-02

Cómo citar

SANCHEZ, V. A. de S. Entre o popular e o erudito, "a civilização no Brasil começou pelos pés". Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 269–276, 2011. DOI: 10.5216/sec.v13i2.13430. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/13430. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos Livres