Entre o popular e o erudito, "a civilização no Brasil começou pelos pés"
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v13i2.13430Keywords:
Ballet, carnaval, danças folclóricas, cultura, tradição inventadaAbstract
O senso comum considera o ballet uma arte importada, sem nada a ver com a nossa tradição cultural, enquanto o carnaval seria a nossa manifestação popular mais significativa. Com base nessa crença, este trabalho pretende mostrar que esses dois gêneros culturais, assim como algumas danças folclóricas brasileiras, partilham da mesma origem. Observamos como as composições coreográficas dos ballets podem apresentar elementos ditos populares, assim como, no carnaval, a sistematização coreográfica é cada vez mais praticada nas escolas de samba, campo no qual profissionais oriundos das artes chamadas de eruditas imprimem princípios acadêmicos à arte popular. Assim, tomamos como ponto de partida o conceito da “tradição inventada”, proposto por Eric Hobsbawm e Terence Ranger, para investigar de que forma ocorrem as (re)apropriações entre essas três expressões artísticas e como se dá a convivência entre a dança erudita e a dança popular nos dias de hoje.Downloads
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Published
2011-03-02
How to Cite
SANCHEZ, V. A. de S. Entre o popular e o erudito, "a civilização no Brasil começou pelos pés". Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 269–276, 2011. DOI: 10.5216/sec.v13i2.13430. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/13430. Acesso em: 22 nov. 2024.
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