A dança dos Aruanãs: mito, rito e música entre os Javaé

Authors

  • Sônia Regina Lourenço UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v11i2.5259

Keywords:

corpo, gênero, Javaé, música, ritual

Abstract

Este texto propõe uma análise do ritual – musical ‘brincadeiras’ (tykydisi) (Irasò) entre os Javaés, habitantes imemoriais do vale do rio Araguaia, em especial da região da Ilha do Bananal (TO). Os Aruanãs são seres mágicos do mundo subaquático (Berahaxti) trazidos pelo xamã para ‘brincar’ (cantar e dançar) com os seres sociais no mundo de fora (Ahana Òbira) durante um ciclo cerimonial. Em primeiro lugar, focalizo o ciclo cerimonial dos Aruanãs como a expressão máxima das prestações matrimoniais (tykòwy) entre sogros e genros; em segundo lugar, analiso as duplas de Aruanãs como formas corporais andróginas, em que o masculino e o feminino não prescrevem a diferença sexual porque os corpos dos Aruanãs são concebidos como corpos mágicos de um mundo sem afins e sem a diferença de gênero. As ‘brincadeiras’ de Aruanãs são os rituais performativos em que a música e a dança propiciam a reatualização da mitocosmologia e a circulação das ‘riquezas’ entre os Javaés.

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Author Biography

Sônia Regina Lourenço, UFSC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSC

Published

2008-12-18

How to Cite

LOURENÇO, S. R. A dança dos Aruanãs: mito, rito e música entre os Javaé. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 11, n. 2, 2008. DOI: 10.5216/sec.v11i2.5259. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/5259. Acesso em: 18 dec. 2024.

Issue

Section

Thematic Dossier