Fotografia e alistamentos científicos: em torno de uma controvérsia sobre autenticidade

Authors

  • Jorge Ventura de Morais Universidade Federal de Pernambuco
  • Rosane Alencar Universidade Federal de Pernambuco
  • Paulo Marcondes Soares UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v18i1.40610

Abstract

Analisamos as controvérsias em torno da fotografia intitulada “Morte do Miliciano”, de Robert Capa, à luz da sociologia das associações de Bruno Latour. Acompanhamos o desenrolar dos debates entre duas posições antagônicas (a que diz que a foto teria sido posada e a outra, que Capa teria realmente fotografado alguém no momento mesmo da sua morte) através da utilização de um documentário em que a ciência e seus artefatos são alistados para defender uma determinada posição. Concluímos mostrando que, longe de tentar resolver sociologicamente a controvérsia, a sociologia das associações nos permite ter um entendimento dos diversos argumentos postos à prova pelas partes em disputa.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-04-18

How to Cite

VENTURA DE MORAIS, J.; ALENCAR, R.; MARCONDES SOARES, P. Fotografia e alistamentos científicos: em torno de uma controvérsia sobre autenticidade. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 18, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/sec.v18i1.40610. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/40610. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Free Articles