O despertar da fênix: a educação escolar como espaço de afirmação da identidade étnica Kinikinau em Mato Grosso do Sul

Autores

  • GIOVANI JOSÉ DA SILVA
  • JOSÉ LUIZ DE SOUZA

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v6i2.914

Resumo

No presente artigo abordamos, fazendo uso de documentação escrita e oral, questões ligadas à identificação dos Kinikinau em Mato Grosso do Sul. Por meio de aspectos relativos ao reconhecimento oficial da etnia, à luta por visibilidade e retorno ao território tradicional, assinalamos a educação escolar como um dos espaços estratégicos utilizados por esses índios para a afirmação da identidade étnica do grupo. Ao distinguilos dos Terena, com quem foram confundidos ao longo do século XX, analisamos a particular trajetória histórica de indígenas que já foram considerados extintos. Dessa forma, apropriamo-nos de alguns conceitos pertinentes à história indígena e à geografia cultural e elaboramos um breve estudo acerca da etnogênese Kinikinau. Palavras-chave: educação escolar; identidade étnica; Índios Kinikinau.

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Publicado

2007-12-05

Como Citar

DA SILVA, G. J.; DE SOUZA, J. L. O despertar da fênix: a educação escolar como espaço de afirmação da identidade étnica Kinikinau em Mato Grosso do Sul. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 6, n. 2, 2007. DOI: 10.5216/sec.v6i2.914. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/914. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê