Race and gender intersections: the struggle for including the African diasporic perspective in the educational system in Brazil

Autores

  • ANDREIA LISBOA DE SOUSA University of Texas

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v12i2.9103

Palavras-chave:

diáspora africana, educação e relações raciais, gênero, política curricular e desigualdade

Resumo

Este artigo está centrado nos desafios da diáspora africana no Brasil no campo educacional. O estudo pretende oferecer um panorama histórico sobre o contexto da lei 10639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais relacionadas ao ensino de história e cultura africana e afro-brasileira. Subsequentemente, as relações raciais e de gênero serão tratadas nesse contexto, enfatizando a predominância de uma perspectiva ainda centrada numa visão sexista (masculinizadora) no âmbito educacional. O artigo também enfatizará o papel desenvolvido pelo movimento afro-diásporico no desenvolvimento das políticas curriculares no Brasil no que diz respeito às desigualdades.

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Biografia do Autor

ANDREIA LISBOA DE SOUSA, University of Texas

PhD candidate in Education (University of Texas, Austin)

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Publicado

2010-03-18

Como Citar

SOUSA, A. L. D. Race and gender intersections: the struggle for including the African diasporic perspective in the educational system in Brazil. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 12, n. 2, p. 289–300, 2010. DOI: 10.5216/sec.v12i2.9103. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/9103. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê