O diagnóstico da doença celíaca como ponto de virada nas escolhas alimentares e novas práticas alimentares
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v27.77467Resumo
Este estudo qualitativo objetiva entender como são feitas as escolhas e práticas alimentares no cotidiano de pessoas com doença celíaca (DC). Dezessete participantes foram entrevistados. Adotou-se o Food Choice Process Model como referencial teórico para a Análise de Conteúdo. O diagnóstico foi um ponto de virada na vida dos participantes, levando a mudanças nas escolhas alimentares, de maneira abrupta ou gradual. A DC também afetou momentos de comensalidade, gerando negociações constantes para realizar escolhas alimentares seguras. A saúde foi o principal determinante que conduziu as escolhas e práticas alimentares, inter-relacionada com outros quatro determinantes: disponibilidade, custo, gerenciamento das relações, e saber-fazer.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).