Vereadores nas mídias sociais digitais: a comunicação online dos gabinetes da Câmara Municipal de Belo Horizonte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v26.75541

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o uso das mídias sociais digitais pelos vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte da 19ª Legislatura (2021-2024). Para tanto, aplicou-se, presencialmente, aos assessores dos gabinetes dos vereadores um questionário que permitiu identificar a estrutura da comunicação nos gabinetes; a presença e o objetivo do uso das mídias sociais, focando nas estratégias pensadas para o Facebook e o WhatsApp. Do total de 41 gabinetes, 39 participaram da pesquisa. As conclusões indicam que a maioria dos gabinetes apresenta assessores com competências específicas na comunicação, sugerindo uma profissionalização dos gabinetes na área e uma preocupação com a manutenção de uma imagem pública positiva do vereador. Sobre os objetivos do uso das redes, destaca-se a divulgação das ações do mandato, especialmente as que reforçam a conexão entre parlamentar e sua base eleitoral. Importante mencionar que as redes sociais são empregadas para receber demandas dos cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Paiva, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, Minas Gerais, Brasil, daniela.paiva@uemg.br

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Wallace Faustino da Rocha Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Ibirité, Minas Gerais, Brasil, wallace.rodrigues@uemg.br

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora e professor da Universidade do Estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2023-10-17

Como Citar

PAIVA DE ALMEIDA PACHECO, D.; FAUSTINO DA ROCHA RODRIGUES, W. Vereadores nas mídias sociais digitais: a comunicação online dos gabinetes da Câmara Municipal de Belo Horizonte. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 26, 2023. DOI: 10.5216/sec.v26.75541. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/75541. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres