Vereadores nas mídias sociais digitais: a comunicação online dos gabinetes da Câmara Municipal de Belo Horizonte
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v26.75541Resumo
O objetivo deste artigo é analisar o uso das mídias sociais digitais pelos vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte da 19ª Legislatura (2021-2024). Para tanto, aplicou-se, presencialmente, aos assessores dos gabinetes dos vereadores um questionário que permitiu identificar a estrutura da comunicação nos gabinetes; a presença e o objetivo do uso das mídias sociais, focando nas estratégias pensadas para o Facebook e o WhatsApp. Do total de 41 gabinetes, 39 participaram da pesquisa. As conclusões indicam que a maioria dos gabinetes apresenta assessores com competências específicas na comunicação, sugerindo uma profissionalização dos gabinetes na área e uma preocupação com a manutenção de uma imagem pública positiva do vereador. Sobre os objetivos do uso das redes, destaca-se a divulgação das ações do mandato, especialmente as que reforçam a conexão entre parlamentar e sua base eleitoral. Importante mencionar que as redes sociais são empregadas para receber demandas dos cidadãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).