A retórica da intransigência e as ações afirmativas: uma discussão das teses de Hirschman aplicadas às cotas raciais na educação superior pública brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/sec.v25.70867

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o embate entre ideias conservadoras e progressistas em torno das ações afirmativas de recorte racial nas universidades públicas brasileiras, a partir de uma revisão bibliográfica. Tomando as proposições de Hirschman acerca da Retórica da Intransigência e suas três teses — ameaça, futilidade e perversidade — as quais subsidiam a compreensão de argumentos comumente utilizados contra essa política afirmativa, tais retóricas foram contrapostas a resultados de pesquisas realizadas no país, envolvendo as cotas raciais. Argumenta-se que, contra toda retórica intransigente e previamente concebida em torno das ações afirmativas de caráter racial na educação, as pesquisas exercem papel fundamental na avaliação de seus efeitos e resultados. Espera-se que a compreensão dos argumentos intransigentes possa conduzir à superação do bloqueio de diálogo e auxilie na construção de uma discussão profícua e real acerca da temática no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, gtavares33@gmail.com

Doutor em Sociologia Política e professor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro.

 

Josélia Rita da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil, joseliaamaral@gmail.com

Doutoranda em Sociologia Política pela UENF e professora do Instituto Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2022-10-14

Como Citar

TAVARES DO CARMO, G.; RITA DA SILVA, J. A retórica da intransigência e as ações afirmativas: uma discussão das teses de Hirschman aplicadas às cotas raciais na educação superior pública brasileira. Sociedade e Cultura, Goiânia, v. 25, 2022. DOI: 10.5216/sec.v25.70867. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fcs/article/view/70867. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Livres