Alimentando relações e marcando diferenças: Comida brasileira entre imigrantes brasileiros na Grande Boston
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v18i1.40601Resumo
Baseado em dados etnográficos, este artigo destaca mudanças e continuidades nas práticas alimentares cotidianas de imigrantes brasileiros na Grande Boston. A alimentação é entendida como parte das estratégias que os sujeitos estabelecem para lidar as dificuldades e os desafios de um novo contexto sociocultural. Argumenta-se que, ao se alimentarem de “comida brasileira”, os imigrantes brasileiros estão “alimentando” relações, principalmente as familiares, que têm e mantêm no Brasil. Neste sentido, a “comida brasileira” está associada ao ambiente doméstico e à comida caseira. O artigo também mostra que
as mudanças importantes na alimentação dos sujeitos da pesquisa são narradas em relação à rotina alimentar, devido ao horário de trabalho. Destaca ainda a comida como um marcador de identidades e diferenças, servindo como fonte de distinções entre imigrantes brasileiros e norte-americanos, imigrantes de outras nacionalidades, ou até mesmo entre
brasileiros, em um complexo contexto intercultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).