Restaurantes coreanos en la Ciudad de Buenos Aires. Comida, cultura e identidad en la diáspora
DOI:
https://doi.org/10.5216/sec.v18i1.40600Resumo
El presente artículo propone una reflexión en torno a los restaurantes coreanos como lugares donde confluyen distintas dimensiones de la construcción de la identidad de este grupo de migrantes en Buenos Aires. A partir de la hipótesis de que los restaurantes construyen un relato sobre la comida tradicional y sobre ser coreano en Buenos Aires, recuperamos el concepto de fachada (Goffman, 1974) para describir las estrategias escénicas que se ponen en juego en estos espacios. Pudimos observar que a pesar de tener características comunes, los restaurantes presentan distintas narraciones que articulan de modo diferenciado las heterogéneas configuraciones culturales de la comunidad coreana en Buenos Aires.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).