Sobre a Revista

Foco e Escopo

O Boletim Goiano de Geografia é um periódico do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás (IESA/UFG) que adota a modalidade de publicação em fluxo contínuo. Seu objetivo é difundir conhecimento sobre a geografia e áreas afins por meio de artigos originais e ensaios teóricos resultantes de pesquisas de reconhecido mérito técnico-acadêmico.

Política de Revisão por Pares

Os artigos originais em conformidade com as Diretrizes para Autores são avaliados em sistema duplo-cego por dois membros do Conselho Científico e/ou  pareceristas ad hoc no prazo médio de 120 dias.

A Folha para Parecer do Artigo deve ser usada para avaliação dos manuscritos.

 O Conselho Editorial enviará para o autor o parecer e, se necessário, o artigo com os comentários realizados pelos pareceristas. Em caso de um parecer favorável e outro contra, o texto será enviado para um terceiro avaliador. Havendo predominância de pareceres desfavoráveis, o artigo será devolvido ao autor. Sob predominância de pareceres favoráveis, o autor será comunicado sobre a decisão editorial. A decisão final sobre a aceitação ou rejeição do artigo é baseada, unicamente, na avaliação dos pares.

Durante todo o processo de revisão por pares, os autores e os pareceristas podem entrar em contato com a equipe editorial da revista (boletimgoianogeo@yahoo.com.br) para sanar quaisquer dúvidas.

Pareceristas não podem ter conflitos de interesse para declarar. Os exemplos a seguir  caracterizam conflito de interesse:  colaboração regular com os possíveis autores em atividades de pesquisa (ex.: publicações), relação orientador/orientado(a), interesse comercial na publicação ou relações de parentesco.

 

Periodicidade

               O Boletim Goiano de Geografia foi uma publicação semestral até dezembro de 2012. Entre 2013 e 2018, a periodicidade passou para quadrimestral e, em 2019, foi adotada o fluxo contínuo. A meta, nessa modalidade de publicação, é publicar entre 30 e 40 artigos por ano. O Boletim Goiano de Geografia não publica dossiês, resenhas e trabalhos apresentados em eventos acadêmicos.

 

Política de Acesso Livre

Este periódico oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Missão

Difundir conhecimento sobre a geografia por meio da publicação de artigos científicos e ensaios teóricos de pesquisadores de instituições científicas de reconhecido mérito técnico-acadêmico, com o propósito de contribuir com o debate sobre o desenvolvimento social.

 

Compromisso Ético

 

O periódico segue os padrões éticos de publicação do Committee on Publication Ethics (COPE) e aplica também os seus princípios descritos no Core practice: < https://publicationethics.org/core-practices/>. Práticas de plágio, autoplágio, falsificação e fabricação de dados não serão permitidos. Essas más condutas científicas são definidas pela Academia Brasileira de Ciências <http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4559.pdf> da seguinte maneira:

 

  1. Fabricação de resultados e de registros como se fossem reais;
  2. Falsificação ou manipulação de dados, procedimentos e resultados;
  1. Plágio envolvendo a apropriação de ideias e do trabalho de outros sem o crédito devido;
  1. Autoplágio ou republicação de resultados científicos já divulgados, como se fossem novos, sem informar publicação prévia. (2013, p. 11)

O Conselho Editorial compromete-se com a impessoalidade, a transparência e a confidencialidade nas avaliações, preservando o direito de avaliadores, de autores e das instituições envolvidas no processo editorial. Utilizamos o software Plagius –  Detector de plágio – no processo de edição.

Também somos signatários da Declaration on Research Assessment (DORA).

 

Política de Errata e Retratação

O periódico segue as diretrizes do COPE <https://publicationethics.org/resources/guidelines-new/guidelines-retracting-articles> e do Council of Science Editors < https://publicationethics.org/files/retraction%20guidelines.pdf > para corrigir  artigos. Com base nas fontes mencionadas, três métodos podem ser utilizados para correção da literatura científica:

  • Errata – refere-se a emendas ou alterações em partes no artigo. As correções podem ser no título do artigo, nomes dos autores (nunca a inserção ou troca na ordem dos autores), erros tipográficos ou de diagramação.
  • Retratação – refere-se a correções parciais do artigo, tais como, erros metodológicos, análise dos dados, má conduta científica, pesquisa não reprodutível ou mesmo a retirada do artigo em sua totalidade do site da revista.
  • Expressão de preocupação – refere-se à publicação de um aviso pelo editor quando há preocupação sobre a confiabilidade de um artigo, mas as informações são insuficientes para registrar uma retratação.

O pedido e a escrita da correção devem ser feitos pelo autor responsável pelo artigo.  Caso haja discordância entre os autores sobre o que está sendo corrigido, o editor do periódico torna-se responsável pela escrita da correção. A errata, retratação ou expressão preocupação será publicada o mais rápido possível, sendo que o artigo permanecerá no site da revista e com a respectiva indicação de correção.

 

Alegações de Má Conduta

As alegações de má conduta de autores, revisores e editores serão encaminhadas para o Conselho Editorial que terá um período de 30 dias para dar respostas ao autor da alegação. Inclui-se nesse campo as suspeitas de plágio, fabricação e falsificação de dados, divergência entre as contribuições publicadas e as normas do periódico, prática de autocitação indevida, troca de citações, além indicações de citações indevidas apontadas pelos revisores que podem impactar nas métricas editoriais. A segunda instância de recursos caberá ao Conselho Diretor do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA), sob a responsabilidade de condução do Diretor (https://www.iesa.ufg.br/feedback). Sendo a má conduta identificada, mesmo após a publicação, o artigo objeto da reclamação será excluído do periódico, seguido das respectivas justificativas.  

 

Indexação

De acordo com a avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf>), o periódico foi classificado como QUALIS A-2 . O periódico está indexado nas seguintes bases de dados: Emerging Sources Citation Index, Redalyc, Latindex, Dialnet, DOAJ, Geodados, Electronic Journals Library, LIVRE, Periódica, Science-Gate, Portal de Periódicos CAPES, PKP Index, Genamics, Biblat, Ebscohost, Erihplus, Google Metrics, entre outros. 

 

Referências e citações

As citações devem seguir o formato de citação bibliográfica da NBR 10520/2023 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Portanto,   devem seguir o padrão: Autor e Autor (ano) ou (AUTOR; AUTOR, ano); 

No caso de citações diretas deve ser utilizado o sistema de citação : Autor, data, página. No caso de citações indiretas o sitema de citação: Autor, data.

Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras. Ex: (Silva, 1995a, p. 35).

As referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética. Verifique se há autores citados no texto que não constam na seção de referências.

As referências devem ser apresentadas conforme a NBR-6023:2018 da ABNT. Veja alguns exemplos abaixo.

Livro

SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. ?p.

Capítulo de livro

SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo.

In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.). Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. A página inicial e a página final do capítulo (Ex: p. 22-39) virão no final da referência, após ponto final.

Artigo

SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v.?, n. ?, p. página inicial - página final, ano da publicação.Doi (?). Acesso em

Tese/Dissertação

SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em...) – Instituto, Universidade, Cidade, Data da defesa.

Evento

SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO

EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais, Proceedings... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho. As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer  no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em fonte 10. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano da publicação e página.

As referências deverão ser organizadas, obrigatoriamente, de acordo com a NBR-6023 da ABNT (agosto de 2002).

 

Idioma

Os trabalhos devem ser escritos em Português ou Espanhol. Também disponibilizamos artigos em formato bilíngue, desde que os custos da tradução sejam da responsabilidade dos autores. Caberá ao Conselho Editorial indicar o conjunto de artigos para possível tradução, não sendo a adesão compulsória por parte dos autores.

 

Responsabilidade pelos conteúdos publicados

Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas  e adequação do artigo às normas da publicação do periódico.

 

Coautoria

Os artigos submetidos, salvo casos excepcionais, devem possuir autoria de, no máximo, três autores. A coautoria implica em participação em todas as fases da produção (coleta e interpretação de dados, análise literária, redação e revisão crítica etc.). Recomenda-se que o primeiro autor seja aquele com maior participação efetiva nas diferentes fases do trabalho. No momento da submissão solicita-se a Declaração de Contribuição Individual em caso de artigos com dois ou três autores.

 

Endogenia

A cada ano será permitido a publicação de, no máximo, 10% de artigos de autores vinculados ao IESA-UFG. O trâmite editorial dos artigos endógenos seguirá os mesmos padrões do fluxo de autores externos. Não será permitido a publicação de artigos de um mesmo autor no mesmo ano. Lembramos ainda que não será permitida em nenhuma hipótese a inclusão de autores após o início do processo de avaliação do manuscrito.

 

Folha de Parecer

Título do Artigo____________________________________

Data de recebimento __/__/2019 (ID):__________

Data de devolução __/__/2019


Quanto à publicação:
( ) recomenda sem restrições
( ) recomenda com pequenas revisões, sem necessidade de retornar para novo parecer
( ) recomenda com revisões substanciais, havendo necessidade de novo parecer
( ) não recomenda
1) Quanto á estrutura proposta, títulos dos sub-capítulos, quantidade e passagem entre os sub-capítulos, o texto apresenta um encadeamento em sua argumentação?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
Observações:
2) O texto apresenta linguagem clara, sem erros de ortografia, pontuação, concordância e outros problemas gramaticais?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
3) A metodologia utilizada proposta para a pesquisa foi adequada?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
4) O tratamento das fontes (estatísticas, bibliográficas, documentais etc.) é suficiente, claro e objetivo?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
5) As conclusões são sucintas e têm respaldo na apresentação e na discussão dos resultados trabalhados ao longo do texto?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
6) O artigo fornece alguma contribuição teórico-empírica e/ou metodológica para a área de pesquisa na qual encontra-se inserido?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
7) A referência bibliográfica segue as normas da do periódico ?(http://www.revistas.ufg.br/index.php/bgg/about/submissions#authorGuidelines)?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
8) Todas as obras citadas no texto encontram-se na referência bibliográfica e vice-versa?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente
9) As citações são informadas com o sobrenome do autor, a data e o número da página?
( ) Sim ( ) Não ( ) Parcialmente


Texto para o autor:

Texto para o editor:

 

Encargos e taxas

O Boletim Goiano de Geografia não cobra taxas ou quaisquer encargos financeiros pela publicação dos conteúdos disponibilizados em nossa plataforma.

 

Modelo de declaração de tradução dos resumos (Baixar Modelo)

Eu,___________, portador(a) do CPF n._________, RG n._______, declaro para os devidos fins que traduzi para a língua (inserir) o resumo do artigo intitulado “________________________”, submetido ao Boletim Goiano de Geografia.

                                                                                                                                                                                                                                              Cidade, data

                                                                                                                                   _____________________________

                                                                                                                                      Tradutor(a) de língua_____

Tradução de textos

A tradução de textos selecionados para publicação é realizada exclusivamente por profissionais recomendados pelo Conselho Editorial, abrindo-se exceções para tradutores com comprovada experiência.

 

Modelo de Declaração de Contribuição Individual (Baixar modelo)

Esta declaração deve ser enviada na forma de documento suplementar nos formatos doc., docx. ou pdf. 

MODELO: Todos os autores ofereceram substanciais contribuições científicas e intelectuais ao estudo. As tarefas de concepção e design do estudo, preparação e redação do manuscrito, bem como, revisão crítica foram desenvolvidas em grupo. O primeiro autor _____ ficou especialmente responsável pelo desenvolvimento teórico-conceitual. O segundo autor _____, pela aquisição de dados e suas interpretações e análise; e o terceiro _____, pelos procedimentos técnicos e tradução do artigo. Declaramos ainda ciência das Diretrizes Gerais do BGG.

 

 Diretrizes para Autores

  • O texto deve estar salvo em formato Microsoft Word. Os metadados deverão ser preenchidos com o título do trabalho, nome(s) do(s) autor(es), último grau acadêmico, instituição de vínculo, e-mail.
  • Os textos devem ser apresentados conforme o Template
  • A extensão do texto poderá variar de 10 até 20 páginas, sob risco de recusa automática.
  • O trabalho não pode ultrapassar o número de 3 autores.
  • Não serão aceitas mais de uma contribuição de autor por ano a contar da data de submissão do primeiro artigo. Será dada prioridade, na publicação e no fluxo de publicação, para autores que não publicaram nos dois anos anteriores a data de submissão do artigo. 
  • O texto deve ser redigido em português ou espanhol e ser acompanhado de resumos (não usar tradutor automático) com o máximo de 250 palavras e títulos em português, inglês, espanhol ou francês (resumos em três línguas), seguido das palavras-chave e key words, palabras claves ou mots clés. Sugere-se o número de 3 a 4 palavras-chaves, atentando-se para o conteúdo do texto.
  • No momento da submissão dos trabalhos solicitamos o envio das declarações de tradução dos resumos
  • Recomenda-se realizar a revisão prévia do artigo, bem como dos resumos, com profissionais especializados. Após o aceite do artigo, exige-se a revisão ortográfica por profissional especializado, com apresentação de declaração de revisão ortográfica emitida por profissional especializado.
  • Deve ser encaminhada na submissão, na forma de documento suplementar, a Declaração de Contribuição Individual para artigos com dois ou três autores. O modelo pode ser encontrado na aba Sobre e em Políticas Editorias ao fim da página.
  • A fonte tipográfica deve ser Arial, corpo 12, com espaço duplo entre linhas. Margens inferiores e superiores de 2 e 2,5 cm, esquerda e direita de 3 e 2,5 cm, respectivamente. A estrutura do texto deve ser dividida em partes não numeradas, sendo obrigatória a introdução e as considerações finais.
  • As figuras (desenhos, gráficos, mapas, esquemas, fotografias e cromos) e suas legendas deverão ser enviadas preferencialmente coloridas, de modo a permitir uma perfeita legibilidade, em dimensões nunca superiores a 12 cm X 16 cm.
  • Os arquivos de figuras devem ser enviados em formato COREL, WMF, BMP ou TIFF no corpo do texto e em arquivo separado, com resolução mínima de 300 dpi's, como documentos sumplentares no ato da submissão.
  • Em caso de pesquisa financiada por agência de fomento, inserir nota no final do artigo informando o tipo de fomento (financiamento de mestrado ou doutorado, agências federais, estaduais, municipais ou mesmo internacionais, empresas privadas, etc.) e a data de vigência do financiamento.
  • As referências, ao final do artigo, deverão ser organizadas, obrigatoriamente, de acordo com a NBR-6023;2018 da ABNT. A forma correta para as citações (diretas e indiretas) devem seguir a NBR 10520:2023.
  • Submissões que se apresentarem fora das normas da revista serão arquivadas.
  • No ato da submissão do arquivo o autor deve obrigatoriamente cadastrar o nome completo de todos os autores, código ORCID, bem como sua afiliação institucional, no campo Metadados de acordo com a ordem de autoria apresentada no trabalho. Não será permitida a alteração da ordem, inclusão e/ou exclusão de autor(es) após o início do processo de avaliação.
  • Os autores devem preencher completamente os metadados da submissão. Todos os autores devem ser cadastrados, separadamente, no formulário eletrônico de submissão (link do ORCID e Lattes, área de formação, titulação e instituição de atuação profissional). O fluxo editorial só será iniciado se todas as informações estiverem completas.
  • Deve ser indicado três nomes de avaliadores (nome completo, e-mail e afiliação institucional) no campo "Comentários para o Editor". Os avaliadores indicados devem ser pesquisadores de reconhecida competência no tema do trabalho e que não tenham participado do desenvolvimento do artigo submetido. Não devem ser indicados avaliadores da mesma instituição de origem do(s) autore(s) da submissão, visando evitar conflito de interesses.

 

Orientações para resumos

Os resumos devem ser redigidos conforme a NBR 6028/2003 da ABNT e traduzidos para o inglês, o espanhol ou francês.  Para os resumos em inglês e francês ou espanhol devem ser encaminhadas as declarações de tradução dos resumos emitidas pelos tradutores com comprovada experiência. O resumo deve conter o objetivo da pesquisa, metodologia, resultados e conclusões, não deve exceder 250 palavras. O uso do verbo deve ser na voz ativa e na terceira pessoa do singular.

 

 Declaração de Direito Autoral

Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos no Boletim Goiano de Geografia, pois devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.