CONFIGURAÇÃO TERRITORIAL DO TRANSPORTE AÉREO PAULISTA: NOVAS TERRITORIALIDADES E DESENVOLVIMENTO REGIONAL - DOI 10.5216/bgg.v29i2.9026
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v29i2.9026Resumen
O transporte aéreo no estado de São Paulo caracteriza-se pela sua expressividade no contexto nacional. Esta área é, atualmente, a que mais gera fluxos econômicos de passageiros e de cargas. É nesse sentido que o presente artigo traz uma análise sobre as condições gerais de produção, enfocando os princípios econômicos de organização do espaço urbano, bem como dos territórios. Assim, têm-se como base central da discussão os princípios de aglomeração, de acessibilidade, de interações espaciais, de hierarquia e de competitividade, a partir de uma contextualização sobre o setor de transporte aéreo. Busca-se demonstrar que a sociedade, baseada na supressão do espaço pelo tempo, requer formas mais rápidas de circulação, para tanto, a necessidade de modais que proporcionam velocidade de locomoção torna-se imprescindível para o sistema de circulação e mobilidade territorial. É nessa perspectiva que o estado representa o vetor principal no que tange a angariação de investimentos em infraestrutura aeroviária, como forma de promover o desenvolvimento urbano territorial e favorecer o crescimento do setor aéreo paulista.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A los autores no se pagará por la publicación de trabajos en el Boletim Goiano de Geografia, pues deben renunciar a sus derechos autorales a favor de esta revista. Los contenidos publicados, sin embargo, son de responsabilidade única y exclusiva de sus autores, aunque se reserve a los editores el derecho de hacer a ajustes textuales y adecuar el texto a las normas de publicación.