A GEOPOLÍTICA DO GARIMPO DO LOURENÇO, NORTE DO AMAPÁ: TRAJETÓRIA, CONTRADIÇÕES E INSUSTENTABILIDADE

THE GEOPOLITICS OF LOURENÇO, AN ARTISANAL MINING REGION IN THE NORTH OF AMAPÁ: TRAJECTORY, CONTRADICTIONS AND UNSUSTAINABILITY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.55253

Resumen

O Garimpo do Lourenço, no Norte do estado do Amapá, constitui uma das mais antigas frentes de garimpagem ativa no Brasil. A extração de ouro é liderada por uma cooperativa de garimpeiros em precárias condições de trabalho e cuidados ambientais. O garimpo encontra-se envolto por um conjunto de áreas protegidas e pesquisas recentes indicaram altos níveis de mercúrio nos peixes dos rios da região. Em tempo pretérito, o Governo do Amapá e o Ministério Público Federal mediaram ações para legalizar a atividade e transformar o Lourenço num polo de mineração artesanal sustentável. Referidas ações não aconteceram, mas deixaram lições que foram anuladas ou desconsideradas pelo Estado racionalista quando do estabelecimento de acordos bilaterais Brasil-França para combate de atividades de garimpo ilegal na fronteira. O presente artigo resgata a geopolítica do Garimpo do Lourenço e apresenta os principais conflitos socioambientais, assente na revisão da literatura, em entrevistas e em visitas técnicas à região garimpeira. Conclui-se pela insustentabilidade da atividade garimpeira diante do contexto territorial preservacionista e da complexidade das ações de regulação e de ordenamento ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marco Antonio Chagas, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, Professor do Departamento de Meio Ambiente e Desenvolvimento (DMAD) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Federal do Amapá (PPGMDR/UNIFAP)

Publicado

2019-03-19

Cómo citar

CHAGAS, M. A. A GEOPOLÍTICA DO GARIMPO DO LOURENÇO, NORTE DO AMAPÁ: TRAJETÓRIA, CONTRADIÇÕES E INSUSTENTABILIDADE: THE GEOPOLITICS OF LOURENÇO, AN ARTISANAL MINING REGION IN THE NORTH OF AMAPÁ: TRAJECTORY, CONTRADICTIONS AND UNSUSTAINABILITY. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 39, p. 1–18, 2019. DOI: 10.5216/bgg.v39i0.55253. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/55253. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos