A MENSAGEM COMO UM SISTEMA DE REGISTROS ORGANIZADO POR REPRESENTAÇÕES QUE PROVOCAM RESPOSTAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA
THE MESSAGE AS A RECORD’S SYSTEM ORGANIZED BY REPRESENTATIONS THAT CAUSE RESPONSES INTO GEOGRAPHY TEACHING
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.53965Resumen
A pesquisa teve como objetivo discutir os sistemas semióticos e seus registros de representação no ensino. Para tal, levou-se em consideração os estudos de Raymond Duval (1998) no desenvolvimento de um curso de formação continuada aplicado para 44 professores da Educação Básica. A pergunta-chave da pesquisa foi: há perda de referência no uso e reconhecimento de objetos de ensino e de seus registros de representação? As atividades de identificação, tratamento e conversão de registros semióticos foram aplicadas em nove grupos de docentes. As dificuldades manifestadas nos grupos de trabalho dos professores em formação foram: diversidade dos registros semióticos apresentados; diferenciação entre representante e representado ou forma e conteúdo de uma representação semiótica e coordenação entre os diferentes registros. Concluiu-se que não houve perda de referência entre objetos de ensino e seus registros, contudo, quando se põe em evidência a produção de mensagens e a geração de sentido e de construção de campos de significação, a resposta dos interpretantes a um texto, uma gravura, um desenho, uma fórmula, possivelmente se transforma em um outro texto, outro desenho, outra fórmula, como também pode vir a ser um outro sistema de representação, dado que se trata de significação.
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