A MENSAGEM COMO UM SISTEMA DE REGISTROS ORGANIZADO POR REPRESENTAÇÕES QUE PROVOCAM RESPOSTAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA

THE MESSAGE AS A RECORD’S SYSTEM ORGANIZED BY REPRESENTATIONS THAT CAUSE RESPONSES INTO GEOGRAPHY TEACHING

Autores/as

  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina
  • Rosana Figueiredo Salvi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.53965

Resumen

A pesquisa teve como objetivo discutir os sistemas semióticos e seus registros de representação no ensino. Para tal, levou-se em consideração os estudos de Raymond Duval (1998) no desenvolvimento de um curso de formação continuada aplicado para 44 professores da Educação Básica. A pergunta-chave da pesquisa foi: há perda de referência no uso e reconhecimento de objetos de ensino e de seus registros de representação? As atividades de identificação, tratamento e conversão de registros semióticos foram aplicadas em nove grupos de docentes. As dificuldades manifestadas nos grupos de trabalho dos professores em formação foram: diversidade dos registros semióticos apresentados; diferenciação entre representante e representado ou forma e conteúdo de uma representação semiótica e coordenação entre os diferentes registros. Concluiu-se que não houve perda de referência entre objetos de ensino e seus registros, contudo, quando se põe em evidência a produção de mensagens e a geração de sentido e de construção de campos de significação, a resposta dos interpretantes a um texto, uma gravura, um desenho, uma fórmula, possivelmente se transforma em um outro texto, outro desenho, outra fórmula, como também pode vir a ser um outro sistema de representação, dado que se trata de significação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia: Dinâmica Geoambiental e Dinâmica Sócio Espacial da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia: Dinâmica Espaço Ambiental da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Univerisade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010), Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos; formação inicial de geografia e em educação especial.

Rosana Figueiredo Salvi, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Geografia

Publicado

2019-05-21

Cómo citar

FONSECA, R. L.; SALVI, R. F. A MENSAGEM COMO UM SISTEMA DE REGISTROS ORGANIZADO POR REPRESENTAÇÕES QUE PROVOCAM RESPOSTAS AO ENSINO DE GEOGRAFIA: THE MESSAGE AS A RECORD’S SYSTEM ORGANIZED BY REPRESENTATIONS THAT CAUSE RESPONSES INTO GEOGRAPHY TEACHING. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 39, p. 1–23, 2019. DOI: 10.5216/bgg.v39i0.53965. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/53965. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos