Correlação espacial entre os usos e cobertura da terra e a temperatura de superfície nas áreas urbanas de Francisco Beltrão e Pato Branco/ PR
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v38i1.52819Resumen
A vegetação é um fator determinante das condições climáticas de determinado local. Assim, o objetivo desta pesquisa visa verificar a correlação espacial existente entre a vegetação e a temperatura de superfície encontrada nas áreas urbanas de Francisco Beltrão e de Pato Branco. O satélite LANDSAT 8, através de seus sensores OLI e TIRS, possibilita realizar mapeamentos de uso da terra e da temperatura de superfície em mesma escala. A área urbana de Francisco Beltrão apresentou um total de 4.551 ha, sendo 1.041 ha de solo urbano, 2.584 ha de vegetação florestal e 926 ha de vegetação rasteira. Já Pato Branco possui uma área urbana total de 6.204 ha, com 3.167 ha de solo urbano, 1.466 ha de vegetação florestal e 1.571 ha de vegetação rasteira. Quanto à temperatura de superfície registrada, as duas áreas urbanas estudadas tiveram uma variação térmica entre os 19 °C e os 35 °C, sendo as áreas florestais com variação de 19°C a 29°C e a classe de solo urbano em sua maioria entre 24 °C a 35 °C. A correlação de Pearson para ambas as variáveis em sua distribuição espacial apresentou um valor aproximado de 0,75, considerada uma correlação forte.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A los autores no se pagará por la publicación de trabajos en el Boletim Goiano de Geografia, pues deben renunciar a sus derechos autorales a favor de esta revista. Los contenidos publicados, sin embargo, son de responsabilidade única y exclusiva de sus autores, aunque se reserve a los editores el derecho de hacer a ajustes textuales y adecuar el texto a las normas de publicación.