PLANOS PLURIANUAIS: DESAFIOS DA GESTÃO VOLTADA PARA RESULTADOS
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v29i1.7105Abstract
A partir do final da década 1990, por meio da elaboração dos Planos Plurianuais (PPA)
, um novo modelo de intervenção regional baseado nas diretrizes do planejamento estratégico passou a integrar a agenda de preocupação do Governo do estado Goiás. Esses planos são instrumentos de planejamento das ações de governo em médio prazo, normalmente quatro anos, que estabelecem diretrizes, objetivos e metas das administrações públicas para as despesas de capital e outras delas decorrentes, devem apresentar com clareza os resultados pretendidos pelo governo que o elabora.
Embora previsto nas Constituições federais e estaduais desde final da década de 1980, os dois primeiros PPA’s de Goiás só ocorreram entre 2000 e 2007, após a eleição de Marconi Perillo para governador do estado. O primeiro plano foi denominado de
Goiás para o século XXI – PPA 2000/2003 e o segundo denominado de Goiás para o século XXI - avançar mais - PPA 2004/2007. O objetivo central do conjunto de programas contidos nos PPA’s e protagonizado pela SEPLAN - GO (Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento de Goiás) e pela AGDR (Agência Goiana de Desenvolvimento Regional), foi assegurar o desenvolvimento da competitividade da economia goiana e a consolidação de sua integração aos mercados nacionais e internacionais.
Em entrevista concedida ao Boletim Goiano de Geografia,
Sulamita de Aquino Porto Mello e Cunha, Superintendente de planejamento e desenvolvimento da SEPLAN fala sobre o novo modelo de planejamento adotado pelo Governo do estado de Goiás a partir de 1999.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors will not receive any payment for publishing their work in Boletim Goiano de Geografia. Therefore, they must grant all rights to the journal. However, they are entirely and exclusively responsible for the published contents, and editors are free to make corrections or adjustments to texts in conformity with publication guidelines.