Mapeamento dos conflitos de uso da terra em áreas de preservação permanente dos rios que contribuem para o barramento do Rio Paranã, Formosa-GO
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v38i3.56348Abstract
Objetivou-se com esta pesquisa a verificação dos conflitos de uso da terra em Áreas de Preservação Permanente (APPs) de lagos, nascentes e rios que contribuem para o barramento do Rio Paranã e que estão localizados em parte da alta bacia hidrográfica do Rio Paranã, no município de Formosa-GO. Para isso, utilizaram-se imagens de radar Shuttle Radar Topography Mission SRTM, imagens de satélite do sistema Landsat 5 TM de 1995 e Landsat 8 OLI de 2015, além do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) para extração da massa verde. A produção dos dados e a confecção dos mapas comparativos foram realizadas no ArcGis 10.2. As APPs da área de estudo somam 281.519,49 ha, com apenas 7% delas mantidas com a cobertura vegetal natural. Observou-se então, que a bacia estudada se encontra em alto estado de degradação ambiental, no que tange à Lei 12.751/12.
Palavras-chave: Cartografia ambiental, Geoprocessamento, Sensoriamento remoto, Índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI)
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors will not receive any payment for publishing their work in Boletim Goiano de Geografia. Therefore, they must grant all rights to the journal. However, they are entirely and exclusively responsible for the published contents, and editors are free to make corrections or adjustments to texts in conformity with publication guidelines.