UM ESTUDO ACERCA DAS ALTERAÇÕES NO USO E NA COBERTURA DA TERRA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NEGRO-RS-BRASIL ENTRE 1977 E 2016
A STUDY ABOUT LAND USE AND LAND COVER CHANGES IN NEGRO RIVER WATERHED, RIO GRANDE DO SUL, BRAZIL, BETWEEN 1977 AND 2016
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v39i0.55354Abstract
Este artigo apresenta o resultado do mapeamento das mudanças no uso e cobertura da terra na bacia hidrográfica do Rio Negro, Rio Grande do Sul, Brasil, em um intervalo de 39 anos, entre 1977 e 2016. Para tanto, foram utilizadas imagens da série de satélites Landsat (de 1977, 1985, 1996, 2003 e 2016) e técnicas de Processamento Digital de Imagens (PDI) e de análise de dados geográficos utilizando Sistema de Informações Geográficas (SIG). O método utilizado para a classificação supervisionada das imagens de satélite foi o da Máxima Verossimilhança (MaxVer). Com base nos resultados do mapeamento, verificou-se que as classes de uso e cobertura da terra predominantes ao longo do período em estudo foram: área florestal, campestre e cultura temporária. Em um primeiro momento, as classes “campestre” e “cultura temporária” passaram a ocupar áreas anteriormente ocupadas pela classe “área florestal”. Grande parte das alterações se deu devido ao aumento do cultivo do arroz. Em um segundo momento, a classe “cultura temporária” passou a ocupar áreas anteriormente ocupadas pela classe “campestre”. Nesse segundo momento, que abrange os dias atuais, ocorreu e ainda ocorre o aumento do cultivo de soja na bacia hidrográfica do Rio Negro-RS.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors will not receive any payment for publishing their work in Boletim Goiano de Geografia. Therefore, they must grant all rights to the journal. However, they are entirely and exclusively responsible for the published contents, and editors are free to make corrections or adjustments to texts in conformity with publication guidelines.