Identificação de tendências em níveis freáticos frente às anomalias climáticas ocorridas entre 2014 e 2016 em área de conservação de cerrado na região hidrográfica do Médio Paranapanema/SP
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v38i1.52815Abstract
Aliar as dimensões temporais e espaciais na análise de fenômenos pode trazer respostas que a análise espacial de dados geográficos sozinha não revelaria. Entretanto, reunir escalas que não variam da mesma maneira, como o espaço e o tempo, não é rotina em geociências devido à complexa estrutura desses dados. O objetivo desse trabalho foi investigar o comportamento dos recursos hídricos subterrâneos frente às anomalias climáticas ocorridas no estado de São Paulo entre 2013-2016 em área representativa da região hidrográfica do Médio Paranapanema (UGRHI-17), no tempo e no espaço. Para isso, implantou-se na Estação Ecológica de Santa Bárbara (EEcSB), Águas de Santa Bárbara/SP, uma rede de monitoramento hidrometeorológica para coletar dados climatológicos e de níveis freáticos em 32 poços entre setembro de 2014 e agosto de 2016. A análise de séries temporais revelou que os estímulos climáticos influenciaram o comportamento dos níveis freáticos, indicando tendências de elevação no período estudado. Já a análise espacial revelou padrões diferenciados de elevação entre bacias da EEcSB, principalmente em função do uso da terra. Essas informações são importantes para a gestão dos recursos hídricos subterrâneos, planejamento de atividades que dependam da água e estudos sobre a capacidade de suporte de áreas quanto aos seus recursos naturais.
Palavras-chave: Séries temporais, águas subterrâneas, monitoramento, PIRFICT.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors will not receive any payment for publishing their work in Boletim Goiano de Geografia. Therefore, they must grant all rights to the journal. However, they are entirely and exclusively responsible for the published contents, and editors are free to make corrections or adjustments to texts in conformity with publication guidelines.