FORMAÇÃO DE AREAIS E PERSPECTIVAS DE USO E MANEJO DE NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS EM SERRANÓPOLIS (GO) - DOI 10.5216/bgg.v25i1.4108
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v25i1.4108Abstract
No primeiro decênio do século XXI, a preocupação com a ocupação agrícola de solos arenosos deve ocupar lugar de destaque na pesquisa em ciência do solo. Neste trabalho são feitos alguns comentários sobre o potencial de uso desses solos com base em características físicas, químicas, e morfológicas, a partir de amostras coletadas na região de Serranópolis (GO). O clima da região é o “Aw” de Köppen com chuvas estacionais e pluviometria média anual de 1600 mm, concentradas na primavera-verão. As análises indicam, em amplas áreas desse município, solos de textura “areia”, muito pobres em nutrientes para as plantas cultivadas e com capacidade de água disponível de 35,7mm, até 1m de profundidade, o que significa, aliada à ocorrência freqüente de períodos com mais de dez dias sucessivos sem chuva, alto risco de baixa produtividade pelas culturas anuais. Dada a fragilidade desses ambientes com predominância de solos de textura “areia”, enfatiza-se a necessidade de planejamento com enfoque multidisciplinar para minimizar os danos ocasionados aos ecossistemas. O Brasil dispõem de pessoal de nível universitário, como geógrafos, agrônomos, biólogos, economistas, cientistas sociais, em grande número, para comporem as equipes necessárias para contemplar a diversidade e complexidade de um planejamento integrado de ocupação dessas áreas.
Palavras-chave: neossolos quartzarênicos, solos arenosos, conservação e uso do solo, areais.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors will not receive any payment for publishing their work in Boletim Goiano de Geografia. Therefore, they must grant all rights to the journal. However, they are entirely and exclusively responsible for the published contents, and editors are free to make corrections or adjustments to texts in conformity with publication guidelines.