CARACTERÍSTICAS E VISÃO DO CORPO DOCENTE DE UMA ESCOLA RURAL DE SELVÍRIA (MS), DURANTE PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DOS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO - DOI 10.5216/bgg.v33i3.27334
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v33i3.27334Abstract
A educação do campo surgiu da luta de vários agentes sociais em oposição às concepções de uma educaçãorural desvinculada da realidade dos alunos, visando a revalorizar sua cultura, por meio de conteúdos emetodologias relacionadas ao seu cotidiano. Dessa forma, este estudo busca contribuir com a investigação arespeito da educação no meio rural, a partir de uma pesquisa realizada na Escola Municipal Rural São JoaquimPólo, em Selvíria (MS), com o objetivo de levantar as características e as percepções do corpo docente emrelação à escola e aos alunos, e verificar se estavam sendo utilizados os princípios pedagógicos e metodológicospreconizados pela educação do campo. Além da pesquisa em fontes secundárias e por meio de observaçõesdiretas, foi aplicado um questionário a 10 professores da escola. A diretora também respondeu a um questionárioespecífico e foi gravada uma entrevista com ela e com a coordenadora pedagógica. A pesquisa detectou váriosproblemas relacionados à infraestrutura física da Escola, como a insuficiência de salas de aulas e de materialpedagógico, a falta de alojamento para os professores, além de deficiências no transporte escolar e nos meiosde comunicação, mas estes aspectos não impediram que a escola se constituísse em uma experiência (emconstrução) importante de educação, na medida em que busca considerar as especificidades dos alunos docampo.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors will not receive any payment for publishing their work in Boletim Goiano de Geografia. Therefore, they must grant all rights to the journal. However, they are entirely and exclusively responsible for the published contents, and editors are free to make corrections or adjustments to texts in conformity with publication guidelines.