COMPARAÇÃO ENTRE O APLICATIVO E TOPO E OS SOFTWARES MATLAB E DATAGEOSIS OFFICE NA CRIAÇÃO DE PLANOS TOPOGRÁFICOS LOCAIS (PTL)
A COMPARATIVE STUDY BETWEEN E TOPO MOBILE APPLICATION, MATLAB AND DATAGEOSIS OFFICE FOR CREATION OF LOCAL TOPOGRAPHICAL PLANS
DOI:
https://doi.org/10.5216/bgg.v42i01.71540Resumo
A implantação do Plano Topográfico Local (PTL), possui basicamente a finalidade de amarrar, os serviços topográficos de forma genérica, facilitando seus cálculos, otimizando a incorporação e atualização das plantas cadastrais dos municípios. Portanto o PTL surge como uma alternativa aos sistemas TM. Todavia possui algumas limitações espaciais bem especificadas na NBR (14166) (Rede de Referência Cadastral Municipal Procedimento). Por outro lado, suas vantagens são consideráveis, mantendo uma relação precisa com as coordenadas geodésicas, desta forma pode-se calcular coordenadas geodésicas de qualquer par de coordenadas topográficas locais, e vice-versa. O trabalho aqui realizado tem como objetivo principal, criar um PTL na cidade de São Paulo/SP, desta maneira compreender a importância e a finalidade de um PTL, assim como os métodos matemáticos envolvidos para transformar coordenadas geodésicas em coordenadas plano-retangulares, provando a veracidade e a acurácia das transformações, realizando uma comparação empregando três procedimentos distintos: aplicativo E TOPO, MATLAB e o DataGeosis Office.